domingo, abril 20, 2008

Lendas urbanas, verdades mundanas, opiniões humanas, inform-ações bacanas...

Nesse feriado estou postando pelo mês todo...

Apenas 15 minutos por dia...

Todos os dias pela manhã (ou quando preciso de alguma motivação extra) ouço o Morning Coach que me ajuda a perceber os acontecimentos cotidianos com a mente aberta as infinitas possibilidades de ação sobre nossa realidade. (Gratuito - em inglês)

Como acredito que isso me ajuda muito (no quesito crescimento pessoal) deixo aqui a dica.
morningcoach.com

Uma coisa muito interessante que ouvi nessa semana do J.B. Glossinger (fundador do Morning Coach) foi sobre o despertador.

Ele chama o despertador de "oportunizador" (na minha tradução livre...) pois em inglês a palavra para despertador é "alarm-clock" e ele chama de "oportunity-clock". Gostei de ouvir isso porque não gostava de quando o despertador tocava, as vezes desligava e dormia novamente, mas depois de ouvir isso... quando o despertador toca acordo pensando que é mais um dia, mais uma oportunidade de fazer "a coisa certa" o "meu melhor"...
Ele também sempre termina dizendo:
"Have a Fenomenal Day!"
O que me lembra que esse dia que está começando pode ser mesmo FENOMENAL.

morningcoach.com

------------------------------------------------------------------

Café x Dengue (Recebi por email)


Café, a nova arma contra o mosquito da dengue.

Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto),durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti.

O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias.

E a borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero.

O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal.

Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas, estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.

Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.

Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto. A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e
sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.

O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus,garrafas, latas, caixas d'água etc.).

"A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la.
Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.

Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes aegypti é o aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas.

Que tal colaborarmos, repassando a msg e aplicando a borra de café?

Recebi essa informação por email e antes de postar isso aqui procurei no Google informações relacionadas. Saiba mais aqui: UNESP, epidemia de Dengue.

Nesse email haviam algumas perguntas e insinuações... A principal é:

POR QUE ESSA INFORMAÇÃO NÃO É DIVULGADA?
A insinuação (que possui chance de ser uma verdade) é que as prefeituras recebem uma verba para combater o mosquito. Será mesmo que a incompetência administrativa é tamanha a ponto de por vidas em risco dessa forma?

Se você quiser compartilhar sua opinião a respeito, use o link "
comments"
-------------------------------------------------------------------

Nesse fim de semana não usual...

Tive um programa especial envolvendo crianças, e ultimamente tenho tido boas oportunidades de aprender com elas. Por essa e por outras, ando me preocupando mais com o que digo ou faço quando estou perto delas (ou não), e de que forma essa relação contribui ou atrapalha para a vida delas (e também para a minha...).
Percebi que nessa interação aprendo muito sobre mim mesma com os olhos das crianças porque elas são muito mais sensíveis e observam coisas que eu não noto. O outro exercício é a paciência, pois são apenas crianças...
Em se falando de crianças...
Procurando informações sobre os números de emergência (citado abaixo) encontrei uma página da Polícia Militar de SC, copiei e colei as informações abaixo. Acesse na íntegra em Portal da Polícia.

Em caso de Emergência

  • Ensine seu filho a usar o telefone para pedir socorro. Ele deve estar apto a ligar para os seguintes telefones de emergência:
    • 190 - Para emergências relacionadas à crimes, contravenções e violência, etc.
    • 193 - Para emergências relacionadas à incêndios, acidentes e situações de riscos à vida, etc.
  • Seu filho deve estar preparado para saber em qualquer ocasião (de emergência ou não), no mínimo:
    • O nome completo e a idade do mesmo;
    • O endereço da casa dos pais;
    • O número de seu telefone (residencial, comercial e celular - Lembre-se: Em determindadas situações estes números poderão ser o único meio de contato entre seu filho e você!);
    • O nome completo dos pais;
    • Não hesitar em ligar para o número 190, quando achar que possa estar perdido, fornecendo as informações acima para o atendente da Polícia Militar.
    • Qualquer informação que você, como Pai ou Mãe, julgar importante.
------------------------------------------------------------------
Obs: Uma sociedade, uma comunidade, um conjunto de pessoas que vive no mesmo ambiente (a saber: o planeta terra) deve dar importância especial a crianças por motivos óbvios. E isso implica em cada um e todos assumirem essa responsabilidade (com seus filhos e doutrem).
------------------------------------------------------------------

Os ataques de coração (recebi por email)

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.
Fiquem a saber que há outros sintomas de ataques cardíacos, para além da dor no braço esquerdo: devem também prestar atenção a uma dor intensa no queixo, assim como às náuseas e aos suores abundantes, pois estes também são sintomas vulgares. Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, já não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo de um sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para o 193 e diga 'ataque cardíaco' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e espere pela ambulância.
NÃO SE DEITE!!!!
(troquei o número por 193 (emergência em Florianópolis) pois no email o número de telefone era 112 que descobri ser o número de emergência na Europa e para usuários da tecnologia gsm de serviço móvel)

SE VOCÊ SABE DE ALGUMA INFORMAÇÃO MAIS PRECISA FAÇA UM COMENTÁRIO! Compartilhe seu conhecimento!

morningcoach.com