terça-feira, abril 21, 2009

Os Projetos e Os Porquês:

Quando alguém oferece uma oportunidade imperdível de sucesso, fama e fortuna... O que faz uma pessoa dizer o SIM ou o NÃO? No meu caso, que tenho milhões de interesses e desejos, tinha dificuldades de escolher o que fazer com meu tempo, pois cada novo projeto parecia uma oportunidade imperdível... E pensando retrospectivamente sobre a minha vida, entendi que muitas das minhas decisões eram emocionais e tomadas baseadas na minha intuição e no desejo de realizar coisas, mas sem um planejamento eficaz.

Ou melhor, o planejamento era escrever em um papel quais as chances de sucesso/fracasso de cada projeto. Mas é claro, a priori não sabemos de tudo e esse é um fator que qualifica essa maneira de tomar decisões como ineficiente.

Lendo alguns livros de desenvolvimento pessoal e ouvindo o Morning Coach decidi testar o método do Grande Porquê. Que consiste em escolher, no máximo, seis projetos de cada vez e listar os porquês. Assim, quando temos que tomar alguma decisão importante, transformamos em uma pergunta de resposta SIM ou NÃO e analisamos se dizer sim para a questão significa dizer SIM para os seus projetos. E, também, quando bater aquela falta de vontade, preguiça, desprazer... O realizador consulta os porquês e segue em frente, indo além de sua zona de conforto.

Sem mais delongas, vou listar aqui os meus projetos e os porquês e ver o que acontece nos próximos meses.

1.Terminar minha graduação em Matemática na UFSC

2.Ser um Excelente Consultora Natura

3.Dar aula de Tricô

4.Manter esse Blog

5.Cuidar de meu corpo com foco na Dança (fazendo yoga e correndo também)

6.Fazer uma atividade de lazer com regularidade: Aprender a tocar VIOLÃO.

E os Porquês:

1.Por que quero Terminar meu curso de Matemática na UFSC?

· Porque quero desenvolver minhas capacidades racionais-intelectuais treinando meu raciocínio.

· Lapidar o diamante que acredito ser a mente.

· Para ter um diploma.

· Superar-me a cada dia.

· Ser mais precisa, observadora, prática, direta, controlada, organizada, segura, clara, coerente, concisa. Ter foco, disciplina e prazer.

· Surpreender-me comigo mesma. "Eu quero, posso e faço!"

· SER EU MESMA!

· Sei que: Esse curso me levará a um MARAVILHOSO Trabalho, pois é parte de meu Brilhante CAMINHO, onde presto ADMIRÁVEIS Serviços e recebo Magníficas e Estupendas Recompensas!!! UHU!

2. Por que sou uma consultora natura?

Posso ganhar dinheiro com uma atividade Autônoma, ou seja, faço no momento que me convier, recebendo por produtividade. E ainda posso comprar cosméticos excepcionais com preço de revendedora. A Natura investe razoavelmente no treinamento de seus consultores, i.é, todo mês tenho a possibilidade de aprender sobre cosméticos e/ou vendas. Desenvolvo minhas habilidades em Vendas.

3. Por que dar aulas de tricô?

· Ensinar um fazer útil a pessoas interessadas;

· Fazer uma tricô-terapia em grupo;

· Conhecer e agrupar pessoas com interesse comum (tricotar).

· E ainda ter um incentivo financeiro.

4. Por que mantenho esse Blog?

· Para organizar meus próprios pensamentos;

· Para treinar a arte de me expressar por meio da escrita;

· Para mostrar ao mundo minhas opiniões e o que penso;

· Para gerar ganhos com publicidade;

5. Por que Cuidar do corpo com foco na dança?

· Porque sinto prazer imensurável ao dançar;

· Porque concordo com Deepak Chopra quando ele afirma que seres humanos são seres espirituais tendo uma experiência material, e o corpo é matéria, logo essencial nesse experienciar;

· Porque tenho muitos interesses e quero realizar muitas coisas nessa vida, para isso vou precisar de uma vida longa, portanto um corpo que agüente.

· Porque isso faz parte da Carol, um ser não usual.

· Porque a dança é uma meditação dinâmica.

· Porque interajo com pessoas interessantíssimas na aula de dança;

· Porque ao decorar uma coreografia estou treinando a memória;

· Porque a cada movimento que aprendo, estou aumentando a minha consciência corporal (não gosto muito dessa expressão) que ao meu entender é algo como treinar alguma parte do corpo com movimento específico e prestando muita atenção nos músculos envolvidos...

6. Por que aprender violão agora?

· Por que é uma proposta de 15 minutos de dedicação por dia, com instrutor aparentemente qualificado, com baixo custo, já tenho violão, já tinha isso na lista dos “projetos para algum dia”; é na UFSC, cabe perfeitamente na minha rotina, em uma janela de aulas regulares da graduação;

· Uma atividade de lazer que estimula a coordenação motora;

· Interajo com pessoas interessantes;

· Desenvolvo minhas habilidades musicais.

· Aprendo a coisa nova do semestre.

Isso é tudo. Vou deixar os planos de Aprender línguas estrangeiras (Alemão, Francês e Russo), fazer um curso voltado para o TOEFL, fazer aulas regulares de yoga, frequentar a oficina permanente de Teatro da UFSC, ser corretora imobiliária, aprender HTML, SQL, pachwork, aprender teoria musical...
Afinal, escolher significa deixar opções menos importantes para trás. Pelo menos por enquanto.

Um comentário:

Caótica disse...

O violão dançou! Um dia desses posto uma atualização desse post. 4 meses se passaram e só uma prioriadade mudou:)